by SAvillez

Depois de um longo tempo onde o “eu” foi educado a decidir, a resolver e seguir em frente, de repente, tem que deixá-lo de lado, trocá-lo por “nós”… É certo que aprender a conjugar o “nós” não é tão fácil assim. Podemos tropeçar nesta nova conjugação. Confundir o “nós” com “eu + você” ou “você + eles” ou, pior ainda, com o “eu decidimos”!

O conjugar o nós sempre envolve ouvir o outro. Saber o que pensa o outro. Buscar o conselho do outro. Oberservar os pontos que o outro está levantando. Considerar que você mesmo pode estar enganado. O nosso Senhor disse:

“Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.” João 5:30

Devemos escutar e ponderar no que o outro diz. Caso haja um “empate” entre a opinião dos dois, cabe ao cabeça decidir. Aliás, nunca há “empate” se os corações estão no lugar. Homem e mulher são iguais mas com funções diferentes. Cabe ao homem decidir. Mas faça isso em oração. É importante transmitir segurança na decisão. Isto será mais fácil se a esposa souber que o marido decidiu em oração.

Uma vez decidido, nós decidimos!

Não é uma imposição. É uma decisão. Não é isolada. É conjunta, mesmo que haja algum desacordo. E uma vez decidido, nós vamos obedecer. Desde a decisão mais simples até aquela muito séria. Nós obedecemos a tudo. E, caso não concordamos com algo, deixamos nas mãos do Senhor. Ele esclarecerá quando quiser o que for necessário.

Cuidado para você homem não se tornar um ditador. Jesus não fez nada por si mesmo, pois não procurava sua própria vontade, e sim a do Pai. Não decida por “birra” nem adulação. Decida sempre no Senhor. Lembre-se que você representa o Senhor para sua família. Seja sábio e edifique a fé de sua família.

Cuidado meninas para não ficarem de “bico”. Uma vez decido, é só obedecer, como ao Senhor. Sem indiretas, sem chantagens. Mas com gratidão e louvor a Deus. Cada obediência ao marido glorifica ao Senhor. Cada desobediência desonra ao Senhor e o esposo. Seja sabia e você edificará a sua casa.

Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts Author website

Sérgio Avillez

Pastor que nas horas vagas gosta de fotografar o belo.
Oração: Minha necessidade, meu prazer!