Aproxima-se um dos momentos mais solene de todos. Diante de Deus e dos homens vocês dois farão os seus votos. Sagrado pacto por toda a eternidade. O coração acelera. A convicção é plena. Um quer ao outro para sempre, para amar, cuidar e respeitar. Com pompa se ouve o som do violino: grave e majestoso que ampara este momento de seriedade.

Com olhares penetrantes cada um proclama em alto e bom tom o seu coração. Cheio paixão e verdade fazem um pacto que só poderá ser quebrado pela morte. Estão conscientes. Estão convictos. Estão em obediência ao nosso Deus e Pai. E… o que devem falar?

“A boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12.34), assim vocês podem falar de vocês mesmos. De como admira o outro. De quanto quer o outro. Fazer uma verdadeira declaração de amor. Sejam vocês, não copiem os outros. Como o Espírito Santo habita em vocês, sejam criativos.

Mas devem lembrar que não é uma mera expressão de amor, são votos ao Altíssimo. Votos de um para o outro. Por isso deve conter também o que Deus fala sobre o casamento:

“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19.4-6)

Que o casamento foi criado por Deus. Por isso estão deixando suas casas e formando um novo lar. Vocês serão uma só carne. O pacto entre vocês é para todo sempre.

A declaração do homem deve conter que amará a sua noiva, como também Cristo amou a igreja e, a si mesmo, se entregará por ela, para santificá-la, para a apresentá-la gloriosa, sem mancha, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Isto porque ele ama a sua noiva como a si mesmo. (Efésios 5.25-29). Lembre-se homem de se comprometer em sustentá-la, em cuidar muito bem do teu precioso tesouro, sua esposa.

“Quem encontra uma boa esposa encontra o maior tesouro — é uma grande bênção do Eterno! Provérbios 18.22 (Bíblia A Mensagem).

E, do mesmo modo, os votos da mulher deve conter que ela foi escolhida por Deus para ser sua ajudadora e que se sujeitará e respeitará ao seu marido como a Cristo. (Efésios 5.22-24, 33). Também que se esforçará para crescer em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens (1 Pedro 3.1-6) para edificar sua casa cuidando muito bem dos filhos e da própria casa.

“A mulher sábia constrói seu lar, mas a insensata derruba o seu com as próprias mãos.” Provérbios 14.1 (Biblia A Mensagem

Agora é o tempo de escrever os votos. Escolha as palavras certas, que fazem parte do seu vocabulário. A forma que mais lhe agrada (poética ou não) Medite no que irão dizer. Ore sobre cada detalhe. Memorize e anote em papel para na hora certa, se for necessário, ler.

Haja coração. Haja emoção.

               

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts Author website

Sérgio Avillez

Pastor que nas horas vagas gosta de fotografar o belo.
Oração: Minha necessidade, meu prazer!