Casamento Karen & Estêvão

Estêvão & Karen

Neste momento vocês estão formalizando o compromisso diante de Deus e de todas estas testemunhas. É um pacto para todo sempre. Um voto para os períodos de alegria ou tristezas, de saúde ou doença, de fartura ou escassez. Uma aliança para se suportarem: nos risos e nas lágrimas, nas semelhanças e nas diferenças, nas chatices e nas necessidades, de cada um. Um selo eterno para serem amigos: marido e mulher.

Um casal amigo é bem diferente do casal “politicamente correto” ou do casal “loucamente apaixonado”.

O casal “politicamente correto” se relaciona como conhecidos: são respeitosos, educados e cada um segue o seu caminho. Dividem as contas, os amigos (cada um tem os seus) e até mesmo o apartamento. Se tratam bem, não desejam filhos mas, vivem, sonham em busca de relacionamento mais profundo. E, achando algo mais arrebatador, trocam de relacionamento educadamente sem brigas nem remorsos.

O casal apaixonado é extasiante, faz loucuras em nome da paixão. Gastam em viagens, presentes, curtem desesperadamente tudo, como se fosse a última vez. Mas, realmente, o apaixonado é egoísta: só pensa em si mesmo! Em satisfazer o seu interesse, a sua necessidade: a paixão. É tão voltado para si, que quando já está saciado e paixão se esvai, até mesmo o nome do outro irrita. Se afasta do mesmo modo que começou, abrupta e rapidamente.

O casal amigo é bem diferente!

Cada um sabe muito bem quem é o outro. Os dois se conhecem tanto que por isso estão se casando. Não estão entrando neste relacionamento com vendas nos olhos: conhecem os defeitos e as virtudes do outro. O amigo é aquele que conhece o outro a fundo e mesmo assim lhe quer bem.

O maior exemplo de amigo que existe é Jesus Cristo. Ele mesmo conhecendo o homem veio nascer como homem, viver como homem, mostrar ao homem que é possível ser como Ele. Tão grande foi seu amor e amizade pelo homem que se entregou para morrer na cruz, no lugar do homem.

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Ora, … tendo Jesus amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.” João 15.13; 13.1

Que amor! Que vida! Que amigo! Que exemplo!

O amigo ama em todo tempo. O amigo sofre junto e não deixa seu amigo ferido, machucado pelo caminho. Nunca desiste nem abandona o outro.

O amigo perdoa o outro e não fica trazendo assunto antigo à baila. Quando se lembra do erro do seu amigo, lembra também que já o perdoou. Não o maltrata.
O amigo não entra em competição. O amigo protege, cuida, se alegra com o crescimento e vibra com o sucesso do outro.

O amigo não deixa que a paixão ou qualquer circunstância sufoque o seu amor. Luta desesperadamente pelo outro, nunca contra outro. Sabe que na angústia se tornam irmãos (Pv 17.17).

O amigo é companheiro desde que não sejam nas ações pecaminosas. Se o barco começar a fazer água, pega sua caneca e ajuda a esvaziar.

O amigo dialoga. Ouve e fala no tempo certo. Aconselha com firmeza e doçura. Pois o outro sabe que “leais são as feridas feitas pelo que ama” (Pv 27.6).

O amigo em todo tempo ora pelo seu amigo. Agradece por tudo, suplica pelas tolices e pecados, clama pela bênção de Deus nas suas vidas.

Não teria mais fim o que se pode falar de amigos verdadeiros, de amigos do peito. Assim é que vocês devem ser sempre um com o outro: AMIGOS

Estêvão amigo inseparável de sua amiga Karen
Karen amiga inseparável de seu amigo Estêvão

Vocês devem ser amigo…

Parceiro: prontos para tudo.
Ímã: sempre atraindo o outro.
Colo: disposto ao aconchego.
Alegria: rindo das bobeiras do outro.
De fé: nos leva para o Alto.
Escudo: protege e o outro
Sábio: sabe ouvir e falar cuidadosamente
Vinho: quanto mais velho, melhor.

Há ainda muitos outros tipos de amigos. Descubram. Nós, seus pais, estamos casados a mais de trinta anos. Eu casei com minha melhor amiga e juntos hoje abençoamos vocês.

benção sobre meus filhos

Estevão & Karen
Sejam amigos,
cultivem a amizade,
Pois,
A beleza é efêmera.
Os filhos, como flechas, voam.
Do trabalho nos aposentamos.
O sexo perde a sua força.
Mas a amizade cresce e permanece.

… sérgio de avillez …
Brasília, 28 de Dezembro de 2013

Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts Author website

Sérgio Avillez

Pastor que nas horas vagas gosta de fotografar o belo.
Oração: Minha necessidade, meu prazer!