Cinco marcas ou evidências da presença de Deus na vida de uma pessoa ou de uma igreja.

É claro que existem outras, mas elenco estas por considera-las extremamente eficaz e pertinente para o tempo presente.

A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando- se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número. Atos 9:31

1- PAZ

  1. Devemos repensar nosso conceito de paz.
  2. Sofremos uma pressão social e emocional querendo nos dizer o que é paz.
  3. Associamos a paz com coisas que não se sustentam biblicamente.
  4. Paz não e ausência de problemas
  5. Paz não é fruto de circunstâncias
  6. Paz não é resultado de sucessos temporais

A – Recebemos a paz de uma pessoa,

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27

 Paz deve ser fruto de uma pessoa que habita em mim!

B – Paz que excede o que é entendido racionalmente

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Filipenses 4:7)
Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança. (Hebreus 13:20)

C – Deve ser buscada com empenho para alcançá-la

Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 1 Pedro 3:11

D – Deve ser o que decide em nosso coração

Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. (Colessenses 3:15)

E – Ele é a nossa paz

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade. (Efésios 2:14)

F- é um dos frutos do espírito e não da alma

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade… (Gálatas 5:22)
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)

2 – Edificava-se (Edificação)

Processo de construção continua, deixar ser construído. Quais são as características de uma construção abandonada:
  1. Existe algo iniciado,
  2. O que se edificou começa a deteriorar
  3. Cresce nela naturalmente coisas que não são partes de uma obra, mato, etc.
  4. Perde aquele vigor, aquela vida típica de uma obra em construção,
  5. Estranhos começam ter acesso,
Em uma construção ou conclui ou se perde o que iniciou. Sabemos que as Ferramentas são:
  1. Espírito Santo
  2. Palavra de Deus
  3. O Corpo de Cristo (irmãos)
9 Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
A responsabilidade dos que ensinam
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.
11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;
15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. (1 Coríntios 3:9-15)
Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança. (Hebreus 3:6)
O desenvolvimento da salvação 12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor. (Filipenses 2:12)
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6:3)
Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão… (Filipenses 3:12-13)
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. (Filipenses 1:6)

3 – Temor do Senhor

יראה yir’ah procedente: medo, terror, temor
  1. medo, terror
  2. coisa temerosa ou aterrorizante (objeto que causa medo)
  3. tremor (referindo-se a Deus), respeito, reverência, piedade
  4. reverenciado
Deu- lhes ordem, dizendo:Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração. (2 Crônicas 19:9)
E disse ao homem:Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar- se do mal é o entendimento. (Jó 28:28)
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre. (Salmos 111:10)
O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço. (Provérbios 8:13)
O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte. (Provérbios 14:27)

4 – Consolo do Espírito

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. (2 Coríntios 1:3-4)
Não podemos ignorar sua presença nas dores, dificuldades, etc.
Como poderei ser consolado por aquele com quem não tenho comunhão ?
mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (João 14:26)
παρακλητοσ parakletos palavra raiz; TDNT- 5:800,782; n m
  1. chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a ajudar alguém
    1. 1a) alguém que pleitea a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado
    2. pessoa que pleitea a causa de outro com alguém, intercessor
      1. de Cristo em sua exaltação a mão direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados
    3. no sentido mais amplo, ajudador, amparador,
      1. assistente, alguém que presta socorro
      2. do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi- los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar- lhes a força divina necessária para capacitá- los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito… (Efésios 5:18)
Não apagueis o Espírito. (1 Tessalonicenses 5:19)
Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? (Tiago 4:5)
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.(1 Coríntios 3:16-17)
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?  Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. (1 Coríntios 6:19-20)
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. (2 Coríntios 13:13)

5- Davam Frutos

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5)
Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. (João 15:8)
Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo- lo conceda. (João 15:16)
Disse- lhes Jesus:A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo:erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. Pois, no caso, é verdadeiro o ditado:Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. (João 4:34-38)

Duas correções:

1- Prazer em Semear

Ter prazer em semear, e parar de ter prazer somente em colher. Ter o sentimento de prazer em sermos participantes da semeaduras. sabendo que no tempo certo, alguém irá colher para a glória do Pai.

2- corrigir o orgulho

O erro de achar que fomos os primeiros, por isso colhemos. Outros antecederam a nós, outros semearam, mas pela bondade do Pai podemos colher. Isso acontece quando Deus nos coloca com aqueles que estão prontos para serem colhidos. Pura misericórdia de Deus.
Edmar, Ferreira, Manaus, AM, julho de 2014.



Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Pela Manhã

Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma. Salmos 143.8

1 CommentLeave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *