O que é? Em que? Como? Até quando?

“É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.” ~ Jesus Cristo

Com muita frequência escutamos irmãos e irmãs nos animando a perseverar, porém com o tempo percebi que isso pode se tornar um clichê e alguns nem sabem exatamente a real importância e significado disto.

Para fugir da superficialidade, creio que podemos meditar nas quatro perguntas abaixo:

1. O que é perseverar?

Os dicionários nos dizem que perseverar é ter estabilidade, constância e tolerância naquilo que foi definido como propósito. Informalmente temos ouvido de maneira animadora que perseverar é recomeçar sempre.

O Senhor é quem nos ajuda a perseverar. Nosso modelo de perseverança é Cristo, como Paulo deixou claro na carta aos Tessalonicenses.

“Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.” 2 Ts 3.5

2. Em que perseverar?

De nada adianta perseverar em um erro. Tertuliano, irmão da igreja primitiva, dizia que “costume sem verdade é um erro envelhecido”, ou seja, de nada vale permanecer em uma mentira. Precisamos nos manter firmes na verdade.

Somos discípulos, então, nada melhor do que buscar entender de qual maneira os discípulos viviam logo após a morte de Jesus. Lucas em Atos 2 retrata de maneira objetiva a forma como viviam e se relacionavam.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” At 2.42

3. Como perseverar?

Perseverar com nossas próprias forças e para saciar nosso ego é pura obstinação. Precisamos ter plena convicção que sozinhos é impossível chegar ao final. A única forma de nos mantermos firmes em nosso propósito é tendo clareza que somente através de Cristo podemos alcançar a vida eterna.

Durante nossa corrida devemos manter nosso olhar firme em Cristo. Olhando para Ele teremos o combustível necessário para completar nossa carreira.

…corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus…” Hb 12.1-2

4. Até quando perseverar?

Até o final! Perseverança pela metade não vale nada! Como ter feito metade de uma faculdade não te da o diploma. O final é quando morremos e vamos estar com Cristo. Não paramos para nada.

Algumas vezes ouvi frases do gênero: “mas eu perseverei tanto e as coisas não mudaram”, “perseverei o máximo que pude e não surtiu efeito”, “perseverar mais do que já perseverei é burrice”, entre diversas outras. Muita vezes desistimos no meio, acreditando que já andamos e suportamos o bastante. Porém, Jesus disse que tinhamos que perseverar até o fim.

“…aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mc 13.13

A verdade é que a perseverança tem que ser completa, para que possamos ser perfeitos em Cristo Jesus.

“Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” Tg 1.4

Senhor, tem misericórdia e nos ajuda a perseverar com graça até o final naquilo que foi determinado para nós.

Perseveremos!

 

Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts Author website

Estevão Avillez

Me faço ninguém, para que Ele seja sempre o Alguém, de quem ninguém consegue viver sem. Escrevendo também no rumoaoalvo.com :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *