Ida a um médico: ele observa tudo, desde a achegada, o comprimento, como estão as mãos (fria, quente, suada). As enfermidades deixam suas  marcas.

Quando abraçamos ou damos as mãos algum irmão também pode se perceber mãos forte de um pedreiro ou mãos moles de um sedentário.

Para que o Senhor nos salvou?

O Senhor nos salvou para ter comunhão com Deus, o que não tínhamos antes. Fomos chamados ter comunhão com Deus: envolve muita oração, leitura e adoração. Basicamente a salvação é para termos comunhão com Deus. Não é para ir para o céu, é para ter comunhão com Deus. Não é para trabalhar na igreja, está envolvido em uma comunidade.

Marcas deixadas pelas pessoas que oram, que vêem o Senhor:

  • Reflexo: testemunho do que o Senhor nos falou em um encontro na praça.
  • Moisés: seu rosto resplandecia
  • Jacó: ficou manco

Vejamos algumas marcas

1. Profunda paz

Não andeis ansiosos de coisa alguma;  em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Fp 4.6-7)

Quem se  aproxima do Príncipe da paz (Is 9.6) não pode estar em guerra, perturbado, angustiado e ansioso.

Os que oram estão em paz, pois tem os mesmos gostos, os mesmos desejos, a mesa vontade do Senhor da Paz.

Restaurada a ordem retorna a paz. Sua forma de olhar, de agir, de falar, deixa um rastro de paz.

E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. (Rm 15.13).

2. Cristo aparece rapidamente em suas conversas

O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração. (Lc 6:45)

Pode falar de futebol, poítica, negócios, mas Cristo aparece rapidamente. Mas aqueles que não ora faz as mesma coisas mas Cristo não aparece.

Aquele que ora trata, de alguma maneira, faz Cristo aparecer em suas conversas.

3. Nos libera da fofoca e da critica (maledicência)

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos  e orai pelos que vos perseguem; (Mt 5.44)

…bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. (Lc 6.28)

Falar mal dos familiares, dos vizinhos, dos irmãos, das autoridades, líderes e pastores? Os que oram sabem como funciona a oração: quando estão orando abençoam. Se o vizinho irrita abençoe-o. Se o irmão incomoda, ora e abençoe. Alguém que esteja te perseguindo, mal tratando, ore e peça que Deus lhe abençoe, lhe dê revelação.

Depois de orar assim é difícil falar mal,  criticar. Você abandoa a maledicência…

Testemunho pessoal: enquanto orava assim o Senhor me disse: o que te irrita na soberba do outro é aquilo que compete diretamente com a tua própria soberba.

4. Sensibilizado com as coisas eternas (e fala as mesmas coisas)

As pessoas que oram tomam a bíblia como absoluta palavra de Deus, vão para a Bíblia para tomar conselho. Os que não oram lêem os jornais, as revistas, Caras e a bíblia.

O que ora crê no que a palavra diz.

O que ora toma a palavra de Deus com real, absoluta, crê que é para ele. Ele crê:

  • que é um filho de Deus que seus pecados foram perdoados,
  • que tem um chamado,
  • vive na presença de Deus,
  • vive enriquecido,
  • quer se inteirar, dia a dia, qual é a sua herança,
  • está sensibilizado das coisas eterna,
  • está consciente que há o inimigo cuida com:
    o   com as roupas,
    o   música, inclusive nas clássicas e evangélicas
    o   filmes

Como está sensível ao inimigo cuida muito das músicas que está escutando. Mas quem não ora vive na miséria, perde tempo, acredita que não pode ser assim tão fechado.

Não podemos traçar linhas sobre todas as coisas, mas Satanás tocou todas as coisas do mundo, nas artes, ciência, matemática, química, biologia, em todas as coisas. Se o inimigo não tivesse tocado em toda as coisas, você estudaria qualquer uma delas e terminaria em Deus.

Não podemos fugir do mundo, mas devemos saber que todas as coisas foram tocadas pelo inimigo. Nossa tarefa agora é apontar todas as coisas para Deus, ver Deus em todas as coisas. O que ora restaura todas as coisas. Porém há coisas que não se intromete, porque tem muita carga do mundo. Todas as coisas tem coisa do mundo, mas tem coisas que estão sobrecarregadas de mundanidade:

  • programas de televisão (BBB)
  • modas em que se percebe o mundo nisso. As mulheres que oram discernem isso, as que não oram usam um decote até o umbigo, ou uma tão curta que… Ou mesmo os homens usam roupas que lhes deixam andrógenos, indefinidos (Deus é totalmente definido, não suporta as trevas). As mulheres que oram sabem a carga de mundo que há na moda.

O inferno é um ranger de dentes pela eternidade. O inferno é o local onde no verme não se estingue nem o fogo se apaga pela eternidade. Quem orar sabe disso e está muitíssimo preocupado com a eternidade dos que estão envolta de si. Tem consciência que aquele que não está em Cristo irá para o inferno.

Quem não ora sabe que tem para incrédulos, mas sempre dizem que são muito duros, que não podem fazer nada. Quem sabe Deus um dia toque neles!

Mas o que ora sabe que não gerou filhos para a perdição.

A oração conscientiza da existência do céu. Paulo dizia: não sei o que escolher: ficar ou partir para estar com Cristo, que é muito melhor. Abraão foi a deriva, porque buscava uma cidade eterna, buscando o céu.

Os que oram quando estão próximos da morte estão alegres até mesmo excitados pois falta pouco para estar com Cristo. Ele não deseja, espera.

O que não ora, se desespera. Quem não ora não importa estas coisas. Mas a bíblia está cheia desta coisas, pois foi escrita por aqueles que oravam.

As coisas temporais vão perdendo o valor, o que importa são as eternas.

Porque queremos ser como Jesus? Porque Jesus está no céu. Estamos aqui para louvar e testemunhar de Cristo Jesus, nosso Senhor. Estamos aqui para fazer discípulos.

5. Aumenta o desejo de orar sem cessar. 1 Ts 5.17

Orai sem cessar. Como podemos fazer isto?

  • Quando os versículo não tem explicações são os mais fácil de viver.
  • O quê?
  • Creia, simplesmente creia.
  • Você pode crer que é possível orar sem cessar? Diga amem!

Ter um tempo específico de oração e logo todo o dia. 1Tm 2.1

Testemunho: orando no banho, no transito, nos ônibus, etc…

6. Ora vive o presente. Ap 17.8

Versículo estranho. É uma passagem que fala da besta.

“… a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá” (Ap 17.8)

Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre (Hb 3.8)

A besta era, não é e será.A besta nos leva a máquina do tempo. Ela nos leva ao passado ou ao futuro para que não vivamos no presente.

Jesus é diferente: Ele era, é e será. Ele influencia o teu passado, o teu presente e teu futuro. Aquele que ora vive o presente.

Quem não ora está sempre com o passado pendente.

A orientação do Espírito Santo não é para o passado nem para o futuro é para agora. O enchimento não é para o passado nem para o futuro, é para agora. EU AQUI E AGORA.

Quem não ora sempre traz seu passado para o presente.

Nosso passado foi curado por Cristo que curou tudo.

Os que oram são santas na maneira de orar, pensar, fazer, agir… Enquanto as que não oram estão na beira do abismo e deixam amontoar seus pecados, e vão deixando de orar cada vez mais.

Quem ora o diabo não tem influencia no presente.

7 . Recebe visitação do Senhor.

O que não ora fica ouvindo os testemunhos dos outros, da TV, do rádio, etc.  Mas os que oram fazem, sinais, prodígios, milagres. Uma marca tremenda de quem ora. O mundo espiritual está aberto

Conclusão

Os que oram são santas na maneira de orar, pensar, fazer, agir…Enquanto as que não oram estão na beira do abismo e deixam amontoar seus pecados, e vão deixando de orar cada vez mais.

Anotações ampliada da ministração (audio) de Victor Rodrigues.
Foto da escultura Súplica, de Kaká Rocha, Salvador, Ba.

Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Pela Manhã

Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma. Salmos 143.8

  • Fernanda mendes

    Amigo Sergio, se possível, você poderia me informar onde escuto este áudio? No Link informado no final do texto está indisponível .Obrigada. Deus lhe abençoe.