“Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.”  (Gn 28.16)

Viver em piedade é saber, com toda a certeza, que Deus está presente. Alguns tem o entendimento teológico de que Deus está presente em todo lugar. Estes tem o conceito da onipresença e onisciência de Deus.

Outros vivem como se Deus estivesse sempre ao seu lado.

A piedade é caracterizada pela sensação de que Deus está ali, bem ao nosso lado. É como se cada palavra que falamos e cada ação que praticamos, contasse com a cumplicidade e participação do Senhor. É, literalmente, fazer todas as coisas nEle, por Ele e para Ele. Fazer tudo por causa dEle. Ele é o centro e motivo de todas as nossas ações, reações e decisões.

O homem piedoso é aquele que não ficaria constrangido ou encabulado se, de repente, descobrisse que o Senhor Jesus está ali, bem ao seu lado, olhando o que ele está olhando, ouvindo o que ele está ouvindo, fazendo o que ele está fazendo, e, sentindo-se bem com isso.

No lazer, no esporte, no transito, no trabalho, na rua, no shopping, em casa, na mesa, no banheiro, na intimidade do casal, até mesmo na oração, tudo ele faz como se fosse o Senhor (Sl 16.8; Fp 4.5).

O homem piedoso está, continuamente, consciente de que assiste diante do trono do Eterno. Está sempre além do véu, no Santo dos Santos, contemplando a doce face de Jesus.

Ao piedoso não importa tanto o conceito que o mundo tenha a seu respeito ou o julgamento que as pessoas façam dele. Ele sabe que será julgado pelo Senhor (1Co 4.4,5; 2Co 10.18). Sua vida é um continuo louvor. Vive em ações de graças.

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade. e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze. ( Tt 2.11-15).

Evangevaldo Sousa, Salvador, 1999

Print Friendly, PDF & Email
         

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Pela Manhã

Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma. Salmos 143.8