Recentemente postei num Grupo de WhatsApp uma grande preocupação: o uso indiscriminado das redes sociais, principalmente pelos adolescentes e jovens. Essa preocupação surgiu da conversa com alguns pais que, muito conscientes, procuram acompanhar o que seus filhos andam escrevendo em WhatsApp, Facebook entre outras redes sociais. Ficaram assustados ao perceber que, no meio da igreja, muitos adolescentes usam essas ferramentas para darem vazão às suas emoções e sentimentos. Alimentam paixões, às escondidas, como se fosse esse um meio de “assegurar” um “compromisso futuro” com meninas e meninos.

Não bastasse isso, fico temeroso pelo que esses jovens andam escrevendo ou retransmitido. De imediato, me vem uma pergunta: se Jesus estivesse materializado a seu lado, você teria coragem de mostrar-lhe as sua mensagens do WhatsApp, ou do Facebook ou de outra mídia social qualquer?

influencias redes sociais

Outra pergunta: eu como pai, sou exemplo para meus filhos no uso dessas mídias sociais? Qual é o meu critério  quando escrevo, vejo, replico ou até mesmo dou risadas?

O Salmista, preocupado com os jovens, traz a resposta:

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Salmos 119:9

Nós vivemos uma época extremamente globalizada.  A informação é quase que instantânea. Todos, sem exceção, possuem acesso às fontes de informação e sabem como passá-la adiante.

A televisão invadiu definitivamente as casas. A Internet está cada vez mais acessível. No Google se encontra de tudo. E, quando se quer assistir a alguma coisa, se busca imediatamente no YouTube. O mundo invadiu de tal forma às nossas casas e a igreja! Ler a Bíblia, meditar na Palavra de Deus tem se tornado uma coisa arcaica. Tudo é muito rápido e o imediatismo impera.

Como ser puro e santo em um mundo onde o sexo, a mentira, o adultério, o homossexualismo e tantas outras coisas que repudiadas por Deus, são passadas de forma tão natural e aceitas inclusive no meio do povo evangélico?

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? A resposta vem com veemência e graça:

Observando-o segundo a tua palavra!

A Palavra de Deus, traz para o jovem todo o direcionamento que necessita para viver com retidão e santidade. A boca fala do que está cheio o coração. Se encho meu coração de sensualidade, de ambição, de mentira, a minha vida será um reflexo de tudo que tenho posto dentro de mim.

Penso muito sobre como posso colocar dentro de mim alguma coisa. Imediatamente me lembro do que Jesus fala:

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso. Mateus 6:22

Jesus nos ensinou que os nossos olhos são a lâmpada do nosso corpo. Se colocamos os nossos olhos em coisas que agradam a Deus (se nossos olhos forem bons) então todo nosso corpo terá luz. E acrescenta:

…se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! Mateus 6:23

O que tenho posto dentro de mim? O que tenho permitido meus filhos colocarem dentro deles? Quanto estou cooperando com isso? O fato é que muitas vezes nos tornamos permissivos, pois não cuidamos em vigiar o nosso procedimento enquanto pais.

Se, como pai ou líder ou pastor, eu não tenho cuidado com o que coloco dentro de mim através dos meus olhos, para não me tornar hipócrita, me torno permissivo. Assim, os jovens e adolescentes são vitimados pelo mundo, dentro da minha casa e no meio da igreja.

Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem dentre nós habitará com chamas eternas? O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal. Isaias 33:14b-15

Veja que o Profeta Isaías fala sobre o fechar os olhos para não ver o mal, mas fala também de outra porta para se colocar impurezas dentro de nós. Os ouvidos! O que  temos ouvido e o que temos permitido nossos filhos, adolescentes e jovens ouvirem?redes sociais

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33

O fato é que realmente necessitamos repensar a forma que utilizamos as redes sociais. O que permitimos nossos filhos verem, ouvirem e escreverem no WhatsApp, YouTube ou Facebook.

Nunca devemos esquecer que o audiovisual afeta poderosamente a maneira como agimos ou pensamos. Consequentemente afeta a nossa maneira de resposta a todas as situações a que estamos expostos. Paulo nos exorta:

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:8

Ele nos direciona a respeito daquilo que devemos buscar para encher nossas vidas. Temos algumas perguntas a nos fazermos para nortear as nossas ações.por onde ir

  1. O que estou vendo, ouvindo ou fazendo é verdadeiro?
  2. É respeitável?
  3. É justo?
  4. É puro?
  5. É amável?
  6. É de boa fama?

Não queremos aqui criar uma fórmula mágica que irá resolver todos os nossos problemas relacionados ao uso indiscriminado das redes sociais. Mas apenas estimular um despertar nosso sobre essa temática, para que meditemos a esse respeito e também façamos uma auto análise do que temos vivido relativo a tudo que abordamos.

Na realidade, fica o convite a buscarmos dia a dia alcançarmos “a medida da estatura da plenitude de Cristo”.

Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. 1 João 2:3-6

Que o Senhor nos ajude nesse objetivo!

Eric Lins
Dezembro de 2015

Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Pela Manhã

Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma. Salmos 143.8