Por mais incrível que possa parecer diariamente somos expostos as mais diversas mentiras. Esta exposição vem através da Televisão, Cinema, YouTube, Twitter, Facebook, Revistas, Livros, Músicas e tudo mais que você possa estar consumindo e jogando pra dentro de você.

Listei abaixo algumas que considero as mais discretas e também mais danosas.

Mentira #1 – Siga seu coração

Isso que é proclamado por Hollywood, Disney e Malhação nos últimos 50 anos, é uma mentira absurda! O homem nunca poderá seguir seu próprio coração, nosso coração é enganoso e sempre nos coloca em armadilhas. Diversas vezes, confiando em nós mesmos resolvemos ir por caminhos que nos parecem bons e no final, quebramos a cara e muitas vezes o próprio coração.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jr 17.9

A terra está cada vez mais corrompida e destruída porque cada homem resolveu seguir seu próprio coração, desde Adão e Eva. Isso não passa de uma grande ilusão de liberdade, que na verdade é uma escravidão destrutiva.

O único que conhece profundamente nosso coração é Deus (Lc 16.15b). Siga a Deus e deixe ele guiar seu coração e sua vida.

Mentira #2 – No final vai dar tudo certo

Depende! Sinto muito te dizer, mas se você escolher o caminho errado, no final você estará ferrado. Como podemos escolher caminhos errados? É só você não conhecer a Deus (Rm 1.28) e no final será uma catástrofe. Precisamos conhecer a Deus para saber Sua vontade e Seu caminho. Não existe salvação para ninguém sem ser através de Jesus. Com Jesus, agora e no final teremos vida, porém, sem Jesus agora e no final teremos morte.

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” At 4.12

Jesus é o único caminho (Jo 14.6) que vai dar tudo certo ao chegar no final. Os outros caminhos, geralmente podem parecer mais simples e confortáveis, porém, conduzem a perdição (Mt 7.13). Chegar bem ao final é chegar com Jesus.

Mentira #3 – Nunca abandone seus sonhos, viva para realiza-los

Os seus sonhos são os sonhos de Deus pra você? Sim? Então, vá em frente. Não? Então pare tudo, chegou a hora de jogar seus sonhos no lixo e esquece-los pra sempre. A verdade é que não estamos na terra para satisfazer nossas vontades e prazeres. Estamos na terra para ter prazer e alegria em fazer a vontade (Rm 12.2) do Pai, que é boa, perfeita e agradável.
 
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Is 55.8-9

O Senhor tem algo muito maior para nós do que nós podemos imaginar. Não tente ir contra a vontade de Deus. Não ter os mesmos sonhos de Deus é perda de tempo e sérios riscos de frustrações.

Mentira #4 – A culpa é da família, da igreja e da sociedade

A vida é minha? Então a responsabilidade também é minha! É a Deus que irei dar contas de tudo que aconteceu, acontece e acontecerá. É muito fácil pular fora da responsabilidade e jogar a culpa nos outros. Diante de Deus isso não acontece, cada um é responsável pelo que faz. Não tem como transferir a responsabilidade para outros.

“Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” Rm 14.12

Aproveitar os benefícios da liberdade, sem aceitar os custos que acompanham ela, como a responsabilidade pelos nossos atos é imaturidade e superficialidade. Todos somos responsáveis pelo que dizemos, pensamos e fazemos.

Precisamos manter nossos olhos atentos e nosso coração submisso a igreja e as Escrituras para vivermos de modo digno de nosso chamado.

Perseveremos!

Print Friendly, PDF & Email

Sobre o autor Veja todos os posts Author website

Estevão Avillez

Me faço ninguém, para que Ele seja sempre o Alguém, de quem ninguém consegue viver sem. Escrevendo também no rumoaoalvo.com :)