Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. Hebreus 5:8

Se Jesus, que era o Filho de Deus, sofreu e aprendeu através do sofrimento, por que eu e você achamos que temos o direito de aprender de outra forma? Pois é, não tem outra forma.

Historicamente, o sofrimento é uma das ferramentas mais eficazes na criação e condução do aprendizado de qualquer pessoa. Sofremos por diversas coisas e de diversas formas. Alguns sofrem em virtude do término de um relacionamento. Outros sofrem por causa de um chefe no trabalho. A perda de um parente ou amigo próximo também pode causar sofrimento. Ainda tem aqueles que sofrem porque não tem tudo que gostariam, mesmo que por mero luxo.

Ninguém quer sofrer, mas todos vão sofrer. O problema é que o sofrimento não pergunta sua opinião, ele simplesmente aparece. Neste momento existem três perguntas fundamentais: Estou sofrendo porque tomei uma decisão errada? Estou sofrendo por causa de Cristo e de sua justiça? Não tenho relação direta com o que causou o sofrimento? Estas respostas mudam totalmente as características e valores do seu sofrimento. Lógico que o aprendizado sempre é possível, dependendo da forma como é encarado.

O que te fez / faz sofrer?

• Decisão errada?

Tomou uma decisão errada e agora está sofrendo? Ok! Você vai aprender da mesma forma, mas com certeza não é a este sofrimento que Jesus e os apóstolos mencionam na Bíblia, como motivo de alegria e aprendizado. Neste caso, você também irá aprender, mas nada melhor do que orar, buscar conselhos e se prevenir para evitar novas “pisadas na bola”.

 Não tenho relação direta com a causa do sofrimento?

As vezes sofremos sem sermos a causa direta do sofrimento. As vezes é uma perda inesperada, uma doença que nos atacou e até mesmo um acidente. Fatos onde somos vítimas e não os “causadores”. Nestas situações também aprendemos muito. Precisamos agradecer ao Pai, fugir de toda murmuração e entender o que nos é ensinado na situação específica.

• Por causa de Cristo e de seu Evangelho?

Esse é um indicativo de que as coisas estão indo bem, pelo menos espiritualmente você tem crescido e está se tornando piedoso, semelhante a Cristo. Se você tem buscado ser como Cristo Jesus e simplesmente nada tem acontecido a sua volta, pode achar estranho. Paulo deixa isso muito claro na sua carta para Timóteo.

Todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Timóteo 3:12

É visto em toda história que, as pessoas que mais sofreram com torturas, mortes e os mais diversos tipos de perseguições por sua fé, foram as que mais se assemelharam a Cristo, não se conformando com este mundo e expandindo o reino de Deus, por toda terra.

Existem algumas coisas e perguntas que devem ser feitas quando somos golpeados com toda força, por aquele sofrimento ou perseguição inesperada:

  1. Agradeça a Deus. Poderia ser pior.
  2. Ande na luz. Abra seu coração com aqueles que orientam sua vida.
  3. O que provocou tudo isso?
  4. O que você poderia fazer para evitar?
  5. O que você pode aprender com tudo isso?

Não tenha pressa para se ver livre da situação, aproveite o máximo e aprenda tudo que você pode, evitando assim que seja necessário passar por tudo novamente. Sofrer por Cristo e sua justiça é a escola que te ensina o caminho da obediência e da vida piedosa.

Foto Espinhos by SAvillez

Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts Author website

Estevão Avillez

Me faço ninguém, para que Ele seja sempre o Alguém, de quem ninguém consegue viver sem. Escrevendo também no rumoaoalvo.com :)