Quando falamos em conjugar o nós, não estamos usando uma metáfora poética ou uma simples postura de educação. É algo muito mais objetivo e profundo. Gostaríamos de notar uma vez em que a conjugação na primeira pessoa do plural se contra põe á conjugação na primeira pessoa do singular.
O Senhor, nosso Deus
Em Gênesis observamos Deus criando tudo com a sua palavra, dando ordens para vir á existência, coisas inexistentes. A palavra no original usada para Deus não é El, no singular e sim Elohiym, no plural. Assim nosso Pai, inspira o escritor deste livro a escrever no plural, pois mesmo sendo um, são três! Gloriosa Trindade!
Ainda mais claro ficou com a criação do homem:
Gênesis 1:26
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio…
Deus não se refere a si mesmo como um gênio, alguém muito esperto e muito sábio que criou o homem. De uma forma bem simples se refere a si mesmo na primeira pessoa do plural: “façamos… nossa… nossa”. Aqui está a essência na qual fomos feitos á imagem e semelhança de Deus: NÓS!
Homem e mulher os criou. Com funções diferentes, mas com mútua dependência (1Co 11:11-12). E Deus determinou que o homem dominasse sobre tudo, menos sobre si mesmo (Gn 1:28).
Gênesis 3:22
Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal.
Conhecemos a história, conhecemos a queda. Mas será que conhecemos o nível da maldade que foi implantada em nós com a semente da rebelião?
Perfeito eras até que …
Lendo em Ezequiel podemos observar isso o Inimigo foi criado como sinete de perfeição: todo sabedoria e todo formosura (Ez 28:12), até que começou a dizer em seu coração:
Isaías 14:13-14
Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
Assustador como promove o seu EU. E ainda mais aterrador é ver isto na noiva de Cristo, sua igreja. Homens que fazem tudo para se promover, se projetar. Tais homens não conseguem falar na primeira pessoa do plural, NÓS. Porque o nós não promove o eu.
Só podemos crer que desconhecem o poder maléfico da semente de Satanás. Só podemos acreditar que ainda não vislumbraram a majestade do nosso Criador triúno que fala sempre NÓS! Jesus, o Verbo de Deus, só faz o que o Pai lhe determina, buscando só a glória de Deus e não a sua.
João 17:4
Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer.
João 17:22
Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
E nós, seremos como Jesus? Vamos, em todo o tempo glorificar o nome de Deus?
1 Timóteo 3:16
Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.
Salvador, 14 de abril de 2020
… sérgio de avillez …