“Não é porque nossas ideias são diferentes que uma delas tem que morrer. Elas podem nascer, crescer, florescer e frutificar juntas”!
Frase dita em filme que assisti e que expressou muito meu pensamento. Eu, você, podemos ter ideias totalmente diferentes sobre muitas coisas e todas podem surgir e se desenvolver sem que uma tenha que ser enterrada. Lógico que não estou falando de nada pecaminoso, de nada que se oponha a Palavra do Senhor. E aqui, por vezes, marido e mulher muitas vezes se machucam e se magoam.
Imagine que vocês dois estão sentados junto a uma janela, num restaurante. Cada um de um lado da mesa. Estão contemplando a paisagem. Ao olhar o que está à frente, pela janela, descrevem coisas diferentes. O que para um está indo, para o outro o que está vindo.
O que está à direita para um está a esquerda para outro. Desta forma, se não soubesse que estão diante da mesma janela, você acreditará que estão falando de coisas totalmente diferentes.
Assim segue a vida de um casal. Cada um tem um prisma diferente da vida. Cada um vê os acontecimentos com base na sua história. Do seu ponto de vista. Então o que impede de ideias diferentes nascerem, crescerem, florescerem e frutificarem juntas? Muitas vezes darão no mesmo resultado. Algumas vezes serão complementares. E, ainda outras vezes, darão errado, o que não é nenhum problema para o humilde que se arrepende.
O que não deve nunca ocorrer é existir o desprezo, desrespeito ao simples fato de ter sido uma outra ideia. Algumas vezes não podemos não entender o pensamento do outro que pode ser a resposta de Deus para o que orávamos.
Esposa: cuidado para nem secretamente, desrespeitar o seu marido. Se você não entende o que ele diz pergunte outra vez. Ore a Deus. Peça sabedoria. Você pode acreditar, homem e a mulher veem de forma muito diferentes os acontecimentos do dia a dia. Para entender claramente o que o outro está falando, precisamos do Espírito Santo. Assim o respeitar ao outro deve sempre acompanhar aos dois.
Para a mulher, Deus coloca um mandamento:
“… a esposa respeite ao marido” Efésios 5:33.
E, se Deus coloca um mandamento claro para mulher, é porque isto não lhe é natural! Ela com mais facilidade pode abrigar falta de respeito em seu coração. E uma semente que germina, pode nascer… Cuidado: em um jardim o mato nasce, cresce quando se descuida. Cada um cuide do seu jardim!
“Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas. Ah! Venha o meu amado para o seu jardim e coma os seus frutos excelentes!” Cantares 4:16.