Vocês estão na corrida de arrumar todas as coisas. Ajustar e aprontar tudo para o início triunfal da nova etapa da vida de vocês: o casamento. No tempo de escola tínhamos nossos heróis que nos impregnava de conceito e sonhos. No colégio, escolhíamos alguma banda ou grupo ou musical que marcava nosso ritmo e compasso. Eram como modelos para muitos. Alguns fizeram escolhas certas outros nem tanto, e ainda outros imitaram o que não prestava. Para alguns foram períodos que cansaram muito os pais.

Agora, as portas de uma nova vida, devem eleger modelos a imitar até se tornarem padrão para outros jovens casais. Como vocês imaginam que serão? Como vocês projetam a vida a dois? Quem pode ser modelo para vocês? Ou, melhor ainda, quais outros casais desejam observar como referência para vocês?

É muito importante que vocês conversem sobre isso. Que vocês possam projetar o que desejam para vocês. A vida a dois não pode ser um mero acaso, nem deixar ao sabor das circunstâncias. Precisam traçar alvos e metas. Caso contrário o tempo passará e, quando perceberem, deixaram de fazer muita coisa que dificilmente conseguirão fazer.

Para planejar nada melhor que observarem casais modelos. Modelos de discípulos. Modelos de organização de lares e afazeres. Modelos de sociabilização e como recebem os outros. Modelos no relacionamento de um para com o outro. Modelos de como educam os filhos. Modelos de relacionamento homem e mulher. Modelos em todos os sentidos.

Mas estes modelos não podem ser platônicos, ou só contemplados a distância. Para serem de fato pessoas que irão influenciar a vida de vocês é indispensável que estejam bem pertinho. Casais em que vocês poderão se relacionar. Casais amigos que aceitem vocês como são, mas que estejam sempre prontos a opinar e a influenciar.

Mais uma coisa é muito importante:

“É dando que se recebe,
perdoando que se é perdoado,
É morrendo que se vive para a vida eterna”
São Francisco de Assis

Aprendam para ensinar. Copiem para serem copiados. Amem para serem amados. Semeemos para poder colher. Busquem ao Senhor para serem achados por Ele: como indivíduos e como casal.

Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts Author website

Sérgio Avillez

Pastor que nas horas vagas gosta de fotografar o belo.
Oração: Minha necessidade, meu prazer!