Um solteiro que mora com os pais dificilmente irá abrir a casa  para a obra. Por mais que deseje, ele está impossibilitado, salvo se os pais forem cristãos. Mesmo assim a iniciativa deve partir dos donos da casa, dos pais é claro.

O que se espera é que vários casais de discípulos abram os seus lares para a obra de Deus. Isto porque que cremos e pregamos sobre a nossa fé e visão, onde o lar é o espaço em que a igreja expressa a vida de Cristo na simplicidade, no serviço de uns para com os outros, no cuidado mutuo e no ser família. O que se espera dos discípulos casados é que tenham a mesma disposição de coração que houve em um casal que acompanhou o ministério de Paulo.  No livro de Atos podemos ler sobre o primeiro contato que Paulo teve com esse casal:

Atos 18:1-3(NVI)
1 Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto.
2 Ali, encontrou um judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma.
3 Paulo foi vê-los e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas.

Logo depois podemos ver que esse casal se dispõe a abrir a sua casa para a pregação do evangelho.

Atos 18: 24-26, (NVI):
24 Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras.
25 Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João.
26 Logo começou a falar corajosamente na sinagoga. Quando Priscila e Áqüila o ouviram, convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus.

Ao finalizar a carta aos Coríntios, Paulo mostra que a igreja já estava se reunindo na casa de Áquila e Priscila.

ICo 16: 19.
As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áqüila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles.

Lares abertos para a obra, abertos para os de fora, aberto para os vizinhos, os parentes e os amigos incrédulos. Casais abençoando e sendo abençoados com a presença de outros irmãos casados. Jovens solteiros que, sem referencial de um lar que expressa a autoridade e vida de Cristo, podem presenciar nos nossos lares. Como? Observando maridos que amam suas esposas e vivem a vida comum do lar com discernimento; esposas que respeitam e submetem sendo sabias e edificando seus lares;  filhos que honram seus pai e lhes são submissos.

Queridos se no seu lar ainda não há essa abundância de graça, você precisa abri-lo. Abri-lo para que Deus, nosso Pai, venha transformar em um modelo de lar que glorifique o Seu nome. Onde as pessoas percebam a  presença de Cristo Jesus.

Como não proporcionar essa graça para a igreja? Como não proporcionar modelos de lares que transmitem receptividade, formados por famílias estáveis? Famílias que amam ao Senhor, que transbordam do conhecimento de Cristo e agem com sabedoria, manifestando a glória de Deus.

A igreja nos dias de hoje necessita de “Áquilas e Pricilas”. Discípulos  que se casam não apenas para servirem um ao outro, mas para servirem a igreja. Casais que abrem suas casa para cooperarem com o Propósito Eterno de Deus.

Os textos a seguir nos mostram como o Espírito Santo conduziu a igreja a concentrar seu trabalho nas casas, e de como a vida da igreja envolvia os lares. Atos 2:46; 1Co 16:15; Cl 4:15.

Quero salientar que essa palavra não é apenas para incentivar a abertura de lares para grupos caseiros,(igreja na casa), mas para o serviço geral da igreja como: hospedagem 1Pe 4:9, cafés para contatos, encontro de jovens para relacionamento, acolher irmãos necessitados, grupos de oração, e etc.

Não se abre uma casa para servir a igreja apenas quando se é líder, mas quando se é discípulo.

Deus nos dá a oportunidade de servirmos aos santos quando abrimos nossos lares: Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e “pecadores” estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam. Marcos 2:15.

Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele. João 12:1-2.

E você? Como está o teu coração?

Diniz Lobo

Fotos: Praia da Preguiça by SAvillez

Print Friendly, PDF & Email

Sobre o autor Veja todos os posts

Pela Manhã

Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma. Salmos 143.8