O Senhor me falou bastante através do SIMPOSIO DE ENSEÑANZA EN CASA que houve na Argentina por esses dias. Recomendo todos ouvirem, sem exceção!
Já tinha algum entendimento à respeito do ensino domiciliar, o suficiente para iniciá-lo, mas creio que cada vez mais tenho entendido que; não se trata apenas uma opção, ou modalidade de ensino que tem um maior potencial de preservação da alma de nossos filhos.
Trata-se do resgate do papel da família e de cada membro dentro de sua missão divina.
Para me tranquilizar quanto a preocupação com o método a ser seguido, o suporte profissional e a performance acadêmica o Senhor me lembrou de uma resposta que Ele já tinha me dado.
Na minha cabecinha humana limitada, durante muito tempo me preocupei com a fome que haveria na perseguição final, onde não poderemos nem comprar e vender, e depois vi meu pai compartilhando que tinha a mesma preocupação.
Não sei até onde a preocupação é maior por causa dos nossos filhos, ou se os mesmos são apenas pretexto para nossa carne expressar uma preocupação tão fisiológica e egoísta.
Mateus 4:4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
Não existe nada mais importante para ensinarmos a nossos filhos que a palavra que procede da boca de Deus!
A preocupação acadêmica e curricular que tem sido um paradigma forte para muitos, pode ser mais uma forma de se travestir a preocupação fisiológica que expressei acima. O espiritual alimenta o material, vimos isso quando Jesus foi servido por anjos, após seu jejum, quando Elias foi alimentado pelos corvos, quando o maná foi enviado ao deserto …
Sendo assim tenho que ensinar toda a bíblia para meu filho … acho até que tenha, mas o que Daniel Baker falou algo em sua pregação me ajudou bastante a organizar a mente … o “Currículo de Deus”.
Ele fala do pecado como um triângulo composto de orgulho e rebelião sobre a base do egoísmo, o que devo observar e atuar (com a graça de Deus) na vida de meu filho (e/ou discípulo), simplesmente o contrário: humildade, mansidão e amor!
Nós somos responsáveis pela criação de nossos filhos, ninguém mais, sendo assim, não sejamos reféns de um conteúdo programático “complexo e perfeito”, a simplicidade da palavra de Deus transforma vidas e nos sustém tanto aqui como na eternidade.
..
Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. Hebreus 10:39

Daniel Machado