Bom dia, casal amado do nosso Pai. Espero que estejam olhando cada dia mais ao nosso Senhor Jesus, em todas as circunstâncias. Mas, saibam, que é uma alegria para mim responder perguntas sinceras. 

Bom, para entendermos qualquer porção das Escrituras Sagradas, precisamos sempre ver o contexto e analisarmos diante do todo da Palavra, que nunca se contradiz. 

Primeiro vamos ver o todo. Em toda a Bíblia só encontramos três tipos de pessoas, quanto ao estado civil: solteiro, casados e viúvos. Não existe nenhum outro tipo.  O solteiro está livre para se casar. Sendo convertido, que se case com alguém convertido. Não pode haver associação entre luz e trevas (1Coríntios 6:14-16). 

O casado deve entender que “o que Deus ajuntou, não separe o homem” (Mateus 19:6), portanto, mesmo que um dos cônjuges abandone o casamento, ambos continuam casados, até que a morte os separe. O divórcio não devolve o status de solteiro a ninguém. Essa é uma das maiores mentiras que o inimigo plantou em toda a sociedade moderna. Aos que se separaram Deus deixa muito claro: não se case ou se reconcilie (1Coríntios 7:11).

E, há os viúvos que podem se casar novamente, mas sempre no Senhor. 

Deus deixa totalmente claro que, quem se separou não se case ou se reconcilie. Foi tão claro quando Jesus falou que os discípulos pensaram que era melhor então nem se casar (Mateus 19:10 em diante), como comentei no texto anterior.

Vamos ao texto de 1 Coríntios 7:24. Sempre é bom lembrar que a Bíblia não foi escrita com capítulos e versículos. Isto, foi colocado para “ajudar”, mas por vezes atrapalha. Creio que vocês não conhecem nenhuma carta ou romance onde todas as frases são numeradas. Então, para estudarmos uma das frases, precisamos ver o contesto. Texto fora do contexto é pretexto, isso aprendi na faculdade. 

O tema é sobre família, sobre casamento. Paulo está explicando que os casados não se devem separar mas, se vier a separar, que não se casem. E aí ele traça um paralelo com a circuncisão e a escravidão para aclarar o seu pensamento. A conversão não muda o estado civil dos homens.

O verso 24 é uma forma de repetição do verso 17 e do 20. Este paralelo aqui encontrado envolve o chamamento de cada um de nós. Fomos chamados para uma santa vocação. 

2 Timóteo 1:8-9

Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, 9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,

Cada um de nós fomos salvos e chamados com uma santa vocação. Lembrando que santo quer dizer separado, grande, sublime. 

Efésios 4:1

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados…

Nosso chamado não envolve as nossas obras ou ações. Temos como exemplo disso o que foi chamado no último momento, o ladrão crucificado junto com nosso Senhor. Lembre que Cristo morreu quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:6 e 8). 

Como fomos chamados? Solteiros? Casados? Viúvos? Nada muda. Um novo casamento não anula o anterior, se um dos cônjuges ainda está vivo. O casamento é livre para os solteiros e viúvos.

Observe como os versículos seguintes dão continuidade ao pensamento de Paulo. Ao paralelo que havia iniciado acima. 

1Coríntios 7:27-28; 39-40

Estás casado? Não procures separar-te. Estás livre de mulher? Não procures casamento. 28 Mas, se te casares, com isto não pecas; e também, se a virgem se casar, por isso não peca. Ainda assim, tais pessoas sofrerão angústia na carne, e eu quisera poupar-vos. 
39 A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor. 40 Todavia, será mais feliz se permanecer viúva, segundo a minha opinião; e penso que também eu tenho o Espírito de Deus.

Acaso Paulo iria se contradizer? Em todo o tempo Paulo tem o mesmo pensamento: não existe para Deus um novo casamento para quem se separou. Espero ter aclarado e ajudado.

Deus os abençoe para que possam ver a verdade e não serem enganados pelo inimigo.

Salvador, 12 de junho de 2020

… sérgio de avillez … 

Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts Author website

Sérgio Avillez

Pastor que nas horas vagas gosta de fotografar o belo.
Oração: Minha necessidade, meu prazer!