É complicado. Neste ponto, nossa principal dificuldade é com a necessidade de aprovação, mesmo que estejamos nos escondendo no argumento que queremos “saber o que acharam para melhorar”. Quando falamos algo da parte de Deus e perguntamos a opinião do outro, grande parte das vezes estamos em busca de saciar nossa curiosidade de como foi recebido o que foi compartilhado. Outra coisa, muitas vezes você não vai falar coisas que agradem os outros e mesmo que eles achem que você “falou bem”, eles não sabem o quão mal você é, e se acham que você “falou mal”, não sabem sua intenção, que pode ter sido a melhor possível. É melhor deixar que falem.

 “Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem, para que não venhas a ouvir o teu servo a amaldiçoar-te.” Eclesiástes 7:21

É necessário que o ministro de Cristo seja “Cego de um olho e surdo de um ouvido”, já dizia Charles H. Spurgeon. Esta afirmação nos parece estranha, uma vez que nosso interesse é ouvir e ver com a maior capacidade e clareza possível. Porém, o principal objetivo é de evitar assim “aplicar o coração” a todas as coisas que te dizem. É lógico que precisamos estar sempre atentos às nossas autoridades nos dizem.

Você não pode deter a língua das pessoas. Neste caso, a melhor coisa é deter os seus ouvidos, e não ligar para o que digam. Há um mundo de conversas ociosas por aí, e quem lhe dá atenção terá bastante trabalho.

“Mas eu, como surdo, não ouço e, qual mudo, não abro a boca. Sou, com efeito, como quem não ouve e em cujos lábios não há réplica.” Salmos 38:13-14

Mas quem não gosta de um bom elogio? Quem não gosta da ideia de ser querido por todos? Quem não admira efetivamente poder viver uma vida sem ninguém falando mal de você? Pois é, sabendo desta nossa vontade, de possuirmos discursos e posturas socialmente aceitáveis, Jesus falou para seus discípulos com relação a “todos falarem bem de vocês”. Vamos ler o que ele fala abaixo:

“Ai de vocês, quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas.” Lucas 6:26

OH! Não é possível. Jesus quer que falem mal de nós? Não! Mas ele sabe que “todo que viver piedosamente, será perseguido”.

Falam? Sempre vão falar. Deixe que falem.

O que de prático podemos extrair disto?

  1. Agradeça a Deus. Poderia ser pior.
  2. Ande na luz. Abra seu coração com aqueles que orientam sua vida.
  3. Você tem ouvido o que as autoridades delegadas por Deus falam pra ti?
  4. Você tem buscado aceitação, elogio e aplausos de homens?
  5. Lembre-se: Vão falar mal, não tem jeito. Persevere.

Foto Trabalho perseverante by SAvillez

 

Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts Author website

Estevão Avillez

Me faço ninguém, para que Ele seja sempre o Alguém, de quem ninguém consegue viver sem. Escrevendo também no rumoaoalvo.com :)